Receita Básica de Risoto

Essa foi a primeira receita publicada neste blog em 2007 e é a que eu uso como base até hoje. Se você quer começar a se aventurar na cozinha com uma receita fácil mas que sempre impressiona recomendo começar por esta.

Um dos meus pratos preferidos é o Risoto. Assim como o macarrão, ele pode ser preparado de diversas maneiras e agrada a todos os gostos. Esta receita  básica é repetida em quase todas suas variações. 

Estou dividindo esta em 3 etapas.

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:

Aproximadamente 1 litro de caldo (pode ser de galinha, carne, peixe ou de legumes). Você pode fazer o seu próprio caldo que fica mais saboroso, ou usar um tablete de caldo pronto.

1 colher de sopa de azeite

1 colher de manteiga

2 cebolas cortadas em cubos

2 talos de aipo cortados bem finos (o aipo dá uma textura especial)

Sal e pimenta a gosto

2 dentes de alho fatiados finamente

400g de arroz para risotto (o mais conhecido é o Arbório, mas pode ser também o Carnaroli ou o Vailone Nano)

100 ml de vermute branco seco (Martini Dry) ou vinho branco seco

70 g de manteiga

100 g de queijo parmesão fresco ralado 

Etapa 1

Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite e a manteiga. Adicione a cebola e o aipo com uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos e quando os legumes estiverem tenros, acrescente o alho fatiado e deixe por mais 2 minutos. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo, adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo; ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vermute ou o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e se misturar com todos os ingredientes da panela. Quando sentir que o vinho está evaporando, começa a segunda etapa.

Etapa 2

Assim que o vermute ou o vinho branco for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e uma pitada de sal (cuidado para não colocar muito sal, lembre-se que ao final você colocará também o queijo parmesão, que já é salgado) e a pimenta do reino moída na hora. Você agora não deve parar de mexer. Não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando-o bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Essa etapa deve demorar de 15 a 20 minutos. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja no ponto.  Ele deve ficar al dente, levemente úmido, mas sem muito caldo.

Etapa 3

Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão. Misture delicadamente e, se quiser, guarde um pouco do queijo para salpicar na hora. Prove e corrija o sal. Passe para uma travessa e sirva imediatamente.